quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O "MATEMÁTICA VOLUME ÚNICO" está dentro dos PCN??

Olá,

A Atividade desta semana será uma analise do livro didático de matemática, do Colégio Centro de Educação Irlane Fernandes – CEIF, tendo como objetivo analisar se o livro está de acordo com o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais).


Foto: Tatiana Pereira.



O livro que foi adotado pela escola é o, “matemática Volume Único”, publicado em 2011, pela ATUAL EDITORA, sendo 5° edição.
Para tentar facilitar a divisão dos conteúdos para as três séries foi usado uma ordenação em que os assuntos são abordados em algumas questões de planejamento escolar,
Na apresentação das teorias muitos dos assuntos se iniciam em fatos do cotidiano, tendo com isso motivar o aluno a ler textos, além disso, tem há uma preocupação em estabelecer os conceitos com precisão e justificar logicamente a validade das propriedades. Nem todas elas estão demostradas, exemplo: a geometria de posição espacial que recebe uma abordagem muito intuitiva.
As atividades estão divididas em três níveis: exercícios de fixação, complementares e testes de vestibulares. Para cada passo de aprofundamento é sugerido uma série de exercícios de fixação, em que eles propositalmente evitaram colocar exercícios difíceis ou que envolva outros assuntos.
Após os de fixação é inserido a series de exercícios complementares, na qual propõem se questões mais complexas ou que abordam diferentes temas, e além disso cada capitulo finaliza com testes de vestibulares, sendo mais recentes ou ate mesmo de provas do Enem. É dividido em 41 capítulos e com certeza é provável que exista falhas e ajustes a serem feitos, mas a obra realmente auxilia no desenvolvimento nas aulas e no aprendizado.


Até mais... Obrigado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário